Famurs promove encontro dos prefeitos gaúchos com o Ministro da Educação em Gramado
A Famurs, a prefeitura de Gramado e o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promovem no dia 4 de outubro, na Expogramado, o encontro “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”. O evento visa esclarecer dúvidas sobre programas, políticas públicas e prestação de contas dos municípios na área da Educação.
Na oportunidade, as prefeituras poderão conhecer as plataformas de serviços FNDE/MEC, possibilitando o desenvolvimento da educação local e o aprimoramento da gestão educacional. A iniciativa também tem o objetivo de aproximar os gestores do Ministério, disseminar informações e proporcionar o alinhamento das ações de educação em todas as esferas de governo, garantindo maior eficiência no atendimento aos estudantes.
Os esclarecimentos serão realizados através de atendimentos individualizados à prefeitos, vice-prefeitos e secretários, no Auditório Araucária da Expogramado, das 8h às 15h. Durante o encontro, ainda haverá uma abertura, às 10h, que contará com a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do presidente do FNDE, Marcelo Lopes; e do prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Bonotto destaca que todos estão cientes da importância da educação, não somente neste momento em que as aulas presenciais retomaram, mas também o desenvolvimento da educação como um todo no país.
Os gestores municipais vinham pedindo uma aproximação do Ministério da educação com os municípios, pontua o presidente. Desta forma, a Famurs teve a iniciativa de proporcionar a oportunidade às equipes municipais da educação de discutirem estes problemas que são identificados nos municípios.
Uma das pautas que tramita frequentemente pelos municípios e que gera desafios a alguns é o novo Fundeb, que poderá ser debatido neste encontro. A Famurs tem se preocupado para que esse impacto seja o menor possível, com sua implementação de forma escalonada. Na avaliação do presidente, é preciso um tempo maior para discussões.
Fonte: Famurs