IEE Imaculada Conceição, de Tapera, afasta turmas após casos de Covid
O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, de Tapera, afastou quatro turmas da escola após o registro de seis casos de Covid-19. A primeira pessoa a testar positivo foi uma professora, no dia 21 de setembro. Os outros registros são de alunos de duas turmas do nono e uma do oitavo ano do Ensino Fundamental, identificados entre o dia 23 e esta terça-feira (28), afirma a direção.
A educadora foi afastada das funções e cumpre isolamento domiciliar. As turmas foram enviadas para o ensino remoto e parte dos alunos deve ser testada para o coronavírus nesta quinta (30). Irmãos de estudantes das turmas onde há casos de Covid também devem ficar em casa.
“A nossa medida foi imediata. O primeiro caso que já apareceu, a gente já suspendeu a turma. Estamos mantendo a informação ativa com as famílias, que nos encaminham se tem algum aluno com sintomas”, diz a diretora, Luciana Maria Schmidt Rizzi.
Uma turma do 1º ano do Ensino Médio também foi afastada, por ter alunos com sintomas da doença. Conforme a diretora do colégio, a medida se deu por precaução. Os demais estudantes seguem com atividades normais.
Após os testes realizados, a escola avalia o retorno às atividades presenciais dessas turmas na próxima semana, quando vencer o prazo recomendado de afastamento.
Uma reunião com o Centro de Operações de Emergências (COE) e com a Secretaria Municipal da Saúde de Tapera foi realizada a fim de garantir o protocolo previsto pela Nota Informativa 27, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O documento orienta as ações de monitoramento e controle da Covid em escolas.
O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada tem, aproximadamente, 500 alunos, divididos em turmas dos ensinos Fundamental, Médio, Profissional e Curso Normal.
Segundo a prefeitura, Tapera tem 1.738 casos de coronavírus, sendo 13 deles ativos. O município de 10,5 mil habitantes já teve 45 óbitos por Covid. No vacinômetro do governo do estado, 49,5% da população já completou o esquema vacinal na cidade.
Fonte: G1