Governo zera alíquotas de tributos incidentes na importação de milho
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a publicação da Medida Provisória n° 1.701, que suspende até 31 de dezembro deste ano a cobrança de PIS e COFINS sobre a importação de milho. Conforme o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a medida é necessária para aumentar a importação do grão devido à escassez no mercado interno, em razão de problemas climáticos, atrasos na colheita de verão e na semeadura da segunda safra e, ainda, pelos baixos níveis de estoque. O milho é insumo agrícola importante, especialmente na agroindústria, em setores como a avicultura e a suinocultura.
A operação beneficia toda a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura, mas é especialmente relevante às empresas que não operam no mercado internacional de proteína animal e que não têm acesso ao sistema Drawback.
A medida, alcançada graças à liderança e o empenho da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com apoio de Senadores e Deputados que acompanham a avicultura e a suinocultura, deverá contribuir na contenção das sequentes altas históricas do milho, que tem gerado forte elevação nos custos totais de produção, com consequente elevação de preços para o consumidor brasileiro e perda de competitividade no mercado internacional para os setores de proteína animal.
FONTE E FOTO: RÁDIO UIRAPURU