Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
22°
23°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Deportação de haitianos agrava crise migratória e intensifica críticas a Biden

Deportação de haitianos agrava crise migratória e intensifica críticas a Biden
24.09.2021 08h27  /  Postado por: Luzia Camargo

A crise dos imigrantes haitianos no Texas seguiu ontem arranhando a imagem do presidente Joe Biden. O enviado especial dos EUA ao Haiti, Daniel Foote, entregou o cargo em uma carta endereçada ao secretário de Estado, Antony Blinken. Na mensagem, ele afirma não querer ser associado à decisão do governo de deportar em massa os refugiados de maneira “desumana” e “contraproducente”.

“Não vou me associar à decisão desumana e contraproducente de deportar milhares de refugiados para o Haiti, um país onde as autoridades americanas estão confinadas a complexos seguros por causa de gangues armadas. Nossa abordagem permanece errada, minhas recomendações foram ignoradas e rejeitadas, quando não editadas para projetar uma narrativa diferente da minha”, escreveu Foote.

Esta semana, o governo americano intensificou a deportação de haitianos que chegam em busca de asilo. No fim da semana passada, autoridades estimavam que mais de 10 mil imigrantes tenham cruzado a fronteira no trecho do Rio Grande que separa as cidades de Del Rio, no Texas, e Ciudad Acuña, no Estado mexicano de Coahuila. Mais de 29 mil haitianos chegaram aos EUA nos últimos 11 meses, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras americana (CPB, na sigla em inglês).

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO