Dor no tornozelo: Principais causas e tratamentos
Diversos fatores estão por trás do sintoma. Geralmente sua origem tem relação com uma combinação causal, como sedentarismo, alterações hormonais e escolhas inadequadas de calçados.
A dor no tornozelo pode surgir como uma consequência do processo natural de envelhecimento. Afinal, a articulação também envelhece, passando por mudanças morfológicas e funcionais. Este processo é progressivo e pode ser intensificado ou retardado de acordo com os hábitos de vida de cada indivíduo.
Muitos dos acometidos não procuram ajuda médica, já que na maioria das vezes o problema acaba se curando naturalmente. No entanto, para casos mais graves ou em situação de doença associada, o acompanhamento médico é indispensável.
Geralmente a dor no tornozelo não aparece só, surgindo acompanhada de inchaço, mudanças da temperatura e da tonalidade dos pés, redução da estabilidade da articulação e alterações em sua mobilidade.
Para compreendermos melhor as possíveis causas de dor no tornozelo e os melhores tratamentos para cada uma delas, falaremos a fundo sobre essa articulação, com o reumatoloista Dr. Afonso Papke. Confira a reportagem de Luzia Camargo: