Projeto Setembro Amarelo foi aprovado na Câmara Municipal de Espumoso
A proposição da vereadora Claudete Cavalheiro, do MDB, determina que fica incluído o “Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida” no calendário oficial de eventos do Município de Espumoso, consistente em movimento voltado à reflexão e à conscientização sobre a temática do suicídio, a diminuição de seu índice de ocorrência e a valorização da vida.
As ações relativas ao movimento “Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida” serão realizadas anualmente durante o mês de setembro, principalmente na semana do respectivo dia 10, que corresponde ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
Claudete falou à reportagem sobre as ações de conscientização que deverão ser desenvolvidas:
Claudete falou ainda sobre o recebimento de agasalhos oriundos da Defesa Civil.
A vereadora enviou um oficio ao deputado Clair Khun pedindo sua intermediação, junto à Defesa Civil, no sentido de conseguir roupas e cobertores, bem como kits de higiene, para a população carente do município de Espumoso: