Denatran será extinto amanhã (16) para dar lugar a Senatran
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está encerrando suas atividades. Nesta quinta-feira,16 de setembro, o órgão será extinto e dará lugar à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Na teoria, a alteração autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro eleva a importância do trânsito dentro do Ministério da Infraestrutura, ao qual a nova secretaria será subordinada, mas especialistas avaliam como a mudança funcionará na prática.
Frederico Carneiro, o atual diretor-geral do Denatran, será promovido a secretário na próxima semana. Ele defende que a elevação do Denatran ao status de secretaria mostra a importância que o Governo Federal dá ao assunto trânsito.
“A Secretaria Nacional de Trânsito terá maior autonomia administrativa, com as mesmas atribuições e competências estabelecidas pelo CTB [Código de Trânsito Brasileiro]”. Segundo Frederico, a alteração não impactará o orçamento, que será o mesmo atualmente destinado ao Denatran. Os funcionários do departamento serão remanejados para atender a secretaria. ‘Denatran estava enfraquecido’ Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e autor do livro “Gestão Municipal de Trânsito” avalia que o Denatran já estava política e estruturalmente enfraquecido – por isso ele defende a mudança, que é a maior alteração na infraestrutura administrativa do Sistema Nacional de Trânsito em mais de duas décadas de Código de Trânsito Brasileiro, de acordo com o especialista.
Fonte: uol