Soldera e Recalada conquistam grandes campeonatos rústicos Angus
Em uma manhã de chuva forte mas marcada pela volta do público às arquibancadas do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), as cabanhas Soldera, de Panambi (RS), e Recalada, de Capão do Leão (RS), conquistaram os grandes campeonatos nos rústicos Angus da Expointer 2021. O julgamento começou com direito a hino nacional em comemoração ao 7 de setembro e terminou com entrega de bandeiras do Brasil aos proprietários dos grandes campeões.
Nas fêmeas PO, o título de trio grande campeão foi para a Cabanha Soldera, de Irmãos Soldera, de Panambi (RS). O mérito foi conquistado com o lote 9 (TE9077, 9071 e 9049). A propriedade ainda levou o título de terceiro melhor trio com o lote 4 (TE20128, TE20089 e 20163). “A ideia era apresentar o que a gente tem de melhor na propriedade. Isso é muito importante para divulgar o trabalho da cabanha”, frisou o sócio-proprietário da cabanha Didi Soldera. O criatório ainda fez dobradinha, conquistando o título de melhor fêmea PO com o animal de tatuagem 9071 (lote 9) e o de melhor macho PO com TE9147 (lote 15). O ventre deve ser levado para coleta de embriões e utilizado para produção de animais na propriedade.
O título de trio reservado de grande campeão de fêmeas PO foi alcançado pela Cabanha Recalada, de Capão do Leão, com o lote 6 (257, 253, 250 e 282). Algumas das fêmeas devem ser colocadas em pista no remate realizado pela propriedade no dia 6 de outubro durante a Exposição de Pelotas. A qualidade das fêmeas em julgamento dificultou a escolha do jurado. “Tínhamos um excesso de fêmeas boas e eu tive optar por uma. Mas para mim não tinha uma melhor fêmea rústica, mas uma meia dúzia de fêmeas boas que mereciam o título”, ponderou o jurado e criador paranaense Cristopher Filippon.
Nos machos PO, o grande campeonato foi conquistado pelo trio do lote 13 (tatuagens TE39, 262 e 240), da Cabanha Recalda, de Capão do Leão (RS). “É um prazer voltar à Expointer. Acho que tivemos uma reestreia com muita qualidade. Uma representação bastante expressiva em termos qualitativos para a raça Angus, o que é muito importante”, destacou o criador Fábio Ruivo, referindo-se às limitações impostas pela Covid-19 que impediram a Angus de participar da feira de 2020. A Recalada também conquistou o título de trio reservado de grande campeão PO com o lote 10 (330, TE46 e 312). O mérito de terceiro melhor trio foi alcançado pela Cabanha Basca, de Mariana Franco Tellechea, de Uruguaiana (RS), com o lote 11 (1691, 1645, 1647 e 1673).
Entre os machos Puros Controlados (PC), o reconhecimento de trio grande campeão ficou com a Tradição Azul, de Quaraí (RS), com o lote 17 (C002, C244 e C034). A propriedade também conquistou o título de melhor touro PC com o animal de dois anos de tatuagem C244. Acompanhando os resultados na arquibancada, o criador Vasco da Costa Gama ressalta que a propriedade segue trabalhando e investindo em melhoramento genético. “Consagrar um grande campeão mostra o nosso trabalho de anos”.
Entusiasmado com o que viu, Filippon disse que os expositores deram um verdadeiro show em pista. “O que me chamou atenção foi a caracterização racial muito forte e impressa em todos os animais e a correção de aprumos. Um gado realmente que tende a ser muito eficiente”, avaliou. O julgamento foi realizado na pista J e teve transmissão on-line pelo canal no YouTube e pelo Facebook da Associação Brasileira de Angus.
Fonte: Jardine Comunicação