Domingo, 13 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
13°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Geral

Soldera e Recalada conquistam grandes campeonatos rústicos Angus

Soldera e Recalada conquistam grandes campeonatos rústicos Angus
08.09.2021 10h44  /  Postado por: Luzia Camargo

Em uma manhã de chuva forte mas marcada pela volta do público às arquibancadas do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), as cabanhas Soldera, de Panambi (RS), e Recalada, de Capão do Leão (RS), conquistaram os grandes campeonatos nos rústicos Angus da Expointer 2021. O julgamento começou com direito a hino nacional em comemoração ao 7 de setembro e terminou com entrega de bandeiras do Brasil aos proprietários dos grandes campeões.
Nas fêmeas PO, o título de trio grande campeão foi para a Cabanha Soldera, de Irmãos Soldera, de Panambi (RS). O mérito foi conquistado com o lote 9 (TE9077, 9071 e 9049). A propriedade ainda levou o título de terceiro melhor trio com o lote 4 (TE20128, TE20089 e 20163). “A ideia era apresentar o que a gente tem de melhor na propriedade. Isso é muito importante para divulgar o trabalho da cabanha”, frisou o sócio-proprietário da cabanha Didi Soldera. O criatório ainda fez dobradinha, conquistando o título de melhor fêmea PO com o animal de tatuagem 9071 (lote 9) e o de melhor macho PO com TE9147 (lote 15). O ventre deve ser levado para coleta de embriões e utilizado para produção de animais na propriedade.
O título de trio reservado de grande campeão de fêmeas PO foi alcançado pela Cabanha Recalada, de Capão do Leão, com o lote 6 (257, 253, 250 e 282). Algumas das fêmeas devem ser colocadas em pista no remate realizado pela propriedade no dia 6 de outubro durante a Exposição de Pelotas. A qualidade das fêmeas em julgamento dificultou a escolha do jurado. “Tínhamos um excesso de fêmeas boas e eu tive optar por uma. Mas para mim não tinha uma melhor fêmea rústica, mas uma meia dúzia de fêmeas boas que mereciam o título”, ponderou o jurado e criador paranaense Cristopher Filippon.
Nos machos PO, o grande campeonato foi conquistado pelo trio do lote 13 (tatuagens TE39, 262 e 240), da Cabanha Recalda, de Capão do Leão (RS). “É um prazer voltar à Expointer. Acho que tivemos uma reestreia com muita qualidade. Uma representação bastante expressiva em termos qualitativos para a raça Angus, o que é muito importante”, destacou o criador Fábio Ruivo, referindo-se às limitações impostas pela Covid-19 que impediram a Angus de participar da feira de 2020. A Recalada também conquistou o título de trio reservado de grande campeão PO com o lote 10 (330, TE46 e 312). O mérito de terceiro melhor trio foi alcançado pela Cabanha Basca, de Mariana Franco Tellechea, de Uruguaiana (RS), com o lote 11 (1691, 1645, 1647 e 1673).
Entre os machos Puros Controlados (PC), o reconhecimento de trio grande campeão ficou com a Tradição Azul, de Quaraí (RS), com o lote 17 (C002, C244 e C034). A propriedade também conquistou o título de melhor touro PC com o animal de dois anos de tatuagem C244. Acompanhando os resultados na arquibancada, o criador Vasco da Costa Gama ressalta que a propriedade segue trabalhando e investindo em melhoramento genético. “Consagrar um grande campeão mostra o nosso trabalho de anos”.
Entusiasmado com o que viu, Filippon disse que os expositores deram um verdadeiro show em pista. “O que me chamou atenção foi a caracterização racial muito forte e impressa em todos os animais e a correção de aprumos. Um gado realmente que tende a ser muito eficiente”, avaliou. O julgamento foi realizado na pista J e teve transmissão on-line pelo canal no YouTube e pelo Facebook da Associação Brasileira de Angus.

Fonte: Jardine Comunicação

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO