Sábado, 25 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
24°
20°
21°C
Espumoso/RS
Chuvas esparsas
No ar: Programação Musical
Ao Vivo: Programação Musical
Notícias

Com vacinação, RS tem menor número de casos de Covid-19 e óbitos desde junho de 2020

Com vacinação, RS tem menor número de casos de Covid-19 e óbitos desde junho de 2020
01.09.2021 15h45  /  Postado por: adrianolima

A Liciomara estava na fila pra fazer uma mamografia há quase um ano. Com a pandemia, a fila acabou aumentando e só foi possível fazer agora porque a prefeitura de Campos Borges, onde ela mora, firmou uma parceria com o Hospital Notre Dame São Sebastião pra procurar zerar essa fila. “Essa ação foi muito importante. Pelo SUS a gente acaba esperando demais porque são poucas por vez. Então é muito importante a valorização das mulheres”.

E assim como ela mais de 50 mulheres estão inclusas nesta primeira etapa da ação. Distribuídas em três dias, elas são trazidas ao Hospital Notre Dame São Sebastião e conduzidas a fazer o exame. Uma ação pensada pelo executivo municipal ao ver o alto número de mamografias em espera para agendamento do SUS.

“Nós pensamos que não íamos conseguir liberar todas as mamografias sem fazer uma campanha, então veio a ideia de conversar com o hospital e achar uma possibilidade de fazer uma parceria pra aliviar aquela fila de espera”, destacou o secretário de saúde de Campos Borges, Ivandro Biazzi.

Para a prefeita da cidade, Cleonice Pasqualotto da Paixão Toledo, a situação era preocupante porque as mulheres estavam há muito tempo sem realizar o exame. “Qualquer doença se você detecta no início é de muito mais fácil tratamento do que você ficar aguardando praticamente dois anos pra fazer o exame. Neste sentido, a parceria foi muito importante pra realizar esses exames”.

Além desse grupo de mais de 50 mulheres que vão fazer o exame neste mês de setembro, um outro grupo está se formando para fazer a mamografia possivelmente em outubro e aí sim, zerar a fila de espera de mamografias na cidade.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO