Devair Pereira Carvalho foi escolhida para homenagem Caminhos de Anita Festejos Farroupilha 2021
Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).
O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.
Para garantir o merecido reconhecimento à memória da “Heroína de Dois Mundos”, como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.
No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha, a 14ª Região Tradicionalista promoveu a escolha de uma mulher para ser homenageada representando a força da mulher gaúcha.
A escolhida é Devair Pereira Carvalho. Ela nasceu em 1947, na Distrito de Passo Real, na época município de Soledade. Filha de José Joaquim e Alcidia Amaral Pereira, casou-se em 29 de dezembro de 1978 com Silvio Carvalho, com quem teve dois filhos, Silvana e Emanuel e duas netas, Ana Manuela e Maria Vitória. Junto com seu esposo foram patrões do CTG Potreiro Grande da cidade do Salto do Jacuí, município onde reside, por quatro gestões, onde também foi responsável pelo departamento artístico e cultural. Foi Diretora de Esportes da 14° RT e praticante dos esportes campeiros. Muito atuante na comunidade foi catequista, coordenadora do grupo de famílias e auxiliou e organizou obras sociais. Atualmente é ministra de eucaristia. Professora aposentada de geografia e história, sempre incentivou os filhos e netas a participarem das vivências tradicionalistas .Costureira, é ela quem confecciona os vestido de prenda das netas.