Agosto verde claro: mês de conscientização sobre linfomas
O mês de agosto é conhecido como “agosto verde claro”, mês de sensibilização e combate aos linfomas. A campanha instituída pela Organização Mundial da Saúde visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior o índice de cura da doença”, ressaltou a médica hematologista, Dra Moema Nenê Santos.
Os linfomas são um grupo de neoplasias originadas no sistema linfoide, local do nosso organismo onde habitam as células imunológicas, que são responsáveis pela defesa do corpo a agentes externos, como infecções.
O sistema linfoide é representado principalmente pelos linfonodos, os gânglios ou ínguas, mas, eventualmente, os linfomas também podem infiltrar outros órgãos ou a medula óssea.
Os primeiros sinais da doença são geralmente o aumento indolor de algum gânglio linfático, o surgimento de alguma íngua (caroço) no pescoço, axilas ou virilhas, ou em regiões internas do corpo nem sempre visíveis, febre, suor noturno, emagrecimento sem causa aparente ou aumento do volume do baço.
Tosse que não alivia e dura semanas também deve ser avaliada, ou sintomas respiratórios quando a doença compromete a região mediastinal que fica localizada na região torácica.
Dra Moema Nenê Santos, médica hematologista, atende no Hospital Notre Dame São Sebastião. Para agendar consulta basta ligar no (54) 3383-4200 ou whatsapp (54) 99178-0626.
Confira a entrevista no player abaixo: