Freis Capuchinhos completam 85 anos de atividades, em Soledade
Baseando-se em três pilares centrais – saúde, educação e evangelização, os Freis Capuchinhos desempenham o papel de auxílio e assistência às famílias mais vulneráveis. Além disso, atuam em diversos segmentos do meio social, pregados pela fé e amparados pelo desejo de ajudar quem quer que seja.
Em Soledade, estes assumiram a Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em substituição os Frades Menores, tendo como primeiros párocos, os freis Valentim Dalle Grave e Clemente Spinello.
Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria, foi quem recorreu aos Capuchinhos, para que assumissem a paróquia, criada em 14/01/1875 e a partir disso, em 13/09/1936 os freis portanto, assumiram a Paróquia Nossa Senhora da Soledade.
Dentro dos aspectos culturais, os Capuchinhos influenciaram nas saudações, solidariedade, comportamentos sociais e religiosos e, até mesmo, em questões ecológicas e na educação e saúde na comunidade. Um exemplo é o Hospital de Caridade Frei Clemente, de acordo com frei Alcides Soares.
“São 85 anos de história de frades que sempre procuraram atender as necessidades da população, pois além de contribuir para a evangelização, a organização das comunidades, a catequese e os serviços realizados por uma Paróquia, também representam o ideal de paz e bem dentro da comunidade”, ressalta o frei Geraldo Paludo, que ativamente contribui para a prática de tais ações e ideais.
Fonte: Rádio Cristal