Colorado inaugura sua primeira agroindústria de nozes
Inaugurada na sexta-feira, dia 20, a Agroindústria Pecan da Estância é a primeira a processar nozes em Colorado e a única no processamento da fruta na região do Alto Jacuí. Construída na localidade de Vista Alegre, onde trabalham três pessoas da família, a agroindústria tem capacidade para produzir mais de mil e 500 quilos de nozes descascadas ao ano. Nosso pomar é formado em quatro hectares, com praticamente 500 plantas, disse Emerson Lava, um dos proprietários, .
A agroindústria, que começou a ser construída há pouco mais de um ano, participa do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A Agroindústria Pecã da Estância é uma entre 3.750 agroindústrias familiares cadastradas no Peaf, de acordo informações do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa/Seapdr). A agroindústria inaugurada nesta sexta-feira é a segunda a funcionar em Colorado com certificação do Governo do Estado.
As agroindústrias trazem a perspectiva de fazer a sucessão na propriedade. Elas favorecem a busca do jovem pelo seu espaço, pelo seu lugar na propriedade rural, disse o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel.
FRUTA
Originária do México e Estados Unidos, a nogueira-pecan se adaptou bem ao clima e ao solo de Colorado. A nogueira necessita de solos profundos e bem drenados, por isso se adaptou bem ao nosso município, que tem latossolo, bastante profundo, disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fabiano Gregório.
Também participaram da inauguração da agroindústria o prefeito de Colorado, Celso Gobbi, o vice-prefeito, Ivalir Roveda, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erlei Fonseca, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Bianca Linhares do Amaral e a sócia do empreendimento, Maria Lava.
Fonte: Agrolink