Em resumo, é preciso atualizar a posição da pista nos sistemas. Por conta disso, fica difícil especificar uma data, mas a expectativa é voltar o quanto antes. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o equipamento PAPI, que auxilia na aproximação das aeronaves, já foi instalado e toda a documentação necessária foi confeccionada e encaminhada para a ANAC para homologação. Agora é necessário que uma aeronave teste venha até o aeroporto Lauro Kortz para fazer a certificação de que o equipamento está funcionando corretamente.
Conforme o secretário, ainda não há previsão de data para que essa aeronave venha até Passo Fundo realizar a calibragem desse aparelho. Além disso, vários órgãos reguladores precisam homologas os documentos que o aeroporto está encaminhando para Brasília para liberar os voos no local. Diorges revelou que o Governo do Estado fez um novo relatório para o PCN. O PCN é um índice de resistência da pista. Lá em 2014, quando iniciou o projeto de reforma do aeroporto, a pista poderia receber aeronaves até o A319, agora, com o projeto atualizado, a pista poderá receber outros aviões.
Em relação a data para a volta dos voos no Lauro Kortz, o secretário acredita que deva acontecer durante o mês de setembro, mas não mais no dia 1º como estava previsto anteriormente.