Rota das Terras Encantadas prepara-se para o retorno das atividades turísticas pós-pandemia e comemora o retorno de Espumoso ao consórcio
No ano de 2009, a Rota das Terras foi titulada pela Secretaria de Turismo do Estado – SETUR – RS, a 11ª Região Turística do Estado, uma importante conquista onde o reconhecimento pelo trabalho de diversos setores foi reconhecido pelo governo. Em janeiro de 2010, o Condesus Rota das Terras, na busca pelo fortalecimento regional integrou-se com o Comaja – Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – RS, o qual atua também na área de saúde em nossa região.
Em 2011 a Rota das Terras realizou a Conferência Regional de Turismo, promovida pela Setur/RS, contando com a participação dos representantes municipais de turismo, empresários, trade e poder público. Em março de 2012, foi lançado junto ao evento de comemoração dos 15 anos da entidade, a nova logo marca e o novo slogan, com o intuito de cada vez mais valorizar as potencialidades locais tanto no âmbito cultural como natural e ainda, atrair turistas. A Rota das Terras passou a se chamar Rota das Terras Encantadas, Recantos, contos e história do povo gaúcho.
Atualmente Rota das Terras Encantadas encontra-se em ascensão, sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente, apresentando várias opções de turismo: turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico, através dos roteiros oferecidos pelas agências de viagens e turismo.
Integram a Rota 18 municípios consorciados e em conjunto, esses municípios buscam desenvolver o turismo como atividade de desenvolvimento, valorizando as belezas culturais e naturais existentes em nossa região.
Carolina Lopes. turismóloga e diretora do Departamento de Turismo da “Rota das Terras Encantadas” falou à reportagem sobre a importância do turismo e o retorno de Espumoso a este consórcio: