Defesa Civil reforça campanha do agasalho devido à previsão de frio polar nesta semana
Com a aproximação de uma massa de ar polar que promete trazer muito frio ao Rio Grande do Sul, as campanhas de arrecadação de agasalhos ganharam ainda mais importância nesta semana. Ainda que o recolhimento e distribuição tenham começado em maio, neste ano, o governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre decidiram não estabelecer um final para as campanhas. Alimentos, pela primeira vez, estão sendo arrecadados.
Conforme o balanço mais recente da Defesa Civil do Estado, até a última sexta-feira, foram recebidas 574 mil peças. De acordo com coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, coordenador da Defesa Civil, o gaúcho é muito receptivo aos chamados por doação de roupas e mantimentos, portanto, é fundamental reforçar as solicitações por peças em bom estado de conservação.
Assim que recebidas, as doações são triadas e distribuídas em 72 horas. “Precisamos, em especial, de roupas de criança, calçados e alimentos não-perecíveis”, destaca. As peças são arrecadadas em locais como o Centro Administrativo do Estado (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1501), inclusive com drive-thru no local, em horário comercial, em supermercados da rede Zaffari e quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Já a campanha de Porto Alegre arrecadou desde maio até a metade de julho 143 mil peças e distribuiu 112 mil agasalhos a diversas entidades.
Assim como no Estado, a Prefeitura da Capital ressalta que há maior necessidade por cobertores e peças infantis. O Gabinete da Primeira-Dama, que coordena a campanha, também destaca que os alimentos não-perecíveis são muito bem-vindos.
*Guaíba
Foto: Camila dos Santos/Defesa Civil RS/Divulgação