Rádio Planetário FM 91.5

Detran perde 95 mil processos em incêndio na sede da SSP

Cerca de 95 mil processos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) foram perdidos no incêndio que destruiu a sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na noite de quarta-feira (14). São recursos, defesas de multas e apresentações de condutor (quando o proprietário do veículo precisa informar que quem estava dirigindo era outra pessoa).

De acordo com o órgão, esses processos podiam ser feitos de forma virtual, no site do Detran, mas a maioria deles havia sido entregue impressa em papel, pelos Correios, por opção das pessoas.

O prazo para encaminhamento desses processos ficará suspenso e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será consultada para avaliar como será dado andamento ao que foi queimado.

No prédio da SSP ficava toda a parte administrativa do Detran, além de setores como RH, a Escola Pública de Trânsito, que oferece cursos para a população em geral e para profissionais dos centros de formação, além da direção geral e técnica do órgão.

Segundo o diretor-geral do Detran, Enio Bacci, apesar de o incêndio ter atingido um volume significativo de processos que ainda ocorriam na modalidade impressa, há um estágio avançado de virtualização dos dados.

Serviços oferecidos nos centros de formação, como habilitação, exames práticos e teóricos, registros de veículos, entre outros, não foram afetados e seguem normalmente. O atendimento ao cidadão também está funcionado.

A Ouvidoria (denúncias e reclamações) e o Disque-Detran operam normalmente. O chat de atendimento virtual via site voltará a funcionar já na manhã de sexta-feira (16). O atendimento presencial no TudoFácil, na zona sul e na zona norte da Capital, retomarão os serviços na segunda-feira (19), com agendamento prévio pelo site do Detran ou pelo portal do governo do Estado. O canal Fale Conosco está temporariamente inoperante.

FONTE: GAÚCHA ZH

FOTO; Marco Favero / Agencia RBS

Sair da versão mobile