Inverno é oficialmente a temporada perfeita para sopas e cremes
A sugestão que trago hoje é um caldo encorpado e muito aveludado para aplacar o frio: o Caldo Verde.
Sua origem é antiga, em meados do século 15, no norte de Portugal. De lá para cá ganhou o mundo e principalmente o paladar dos brasileiros. Foi na região portuguesa do Minho que a receita do caldo verde surgiu. Originalmente é feito com couve-galega, típica de Portugal, e se transformou em um prato tradicional do país, muito consumido nas noites frias. A receita original foi adaptada de acordo com as regiões em que era preparado. Mas, de modo geral, seus principais ingredientes são couve e batata.
A mistura teria surgido por causa dos lavradores, que utilizavam os ingredientes que eles tinham em maior abundância para fazer um caldo. Em Portugal, o caldo verde é acompanhado de broa de milho; no Brasil é servido com torradas ou pão.
Caldo Verde
Serve 6 pessoas
Ingredientes:
1 quilo de batatas;
400g de mandioquinha;
1 linguiça calabresa (cerca de 200g);
½ cebola;
2 dentes de alho;
½ maço de couve limpas e cortadas em tirinhas finas;
Azeite de oliva;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Modo de preparo:
Corte a linguiça em rodelas finas. Descasque e pique a cebola e o alho. Lave, descasque e corte as batatas e as mandioquinhas em pedaços pequenos (isso acelera o cozimento).
Em uma panela grande, cozinhe as batatas e as mandioquinhas. Em uma frigideira em fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a cebola e o alho e refogue. Reserve o refogado.
Assim que as batatas e as mandioquinhas estiverem bem macias, desligue o fogo e as transfira com o caldo para o liquidificador. Bata bem até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e o refogado com a linguiça. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal.
Fonte: Bella – CP