Deputados da CPI dos Medicamentos visitam Hospital de Espumoso
Na manhã desta quarta-feira, 09, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os aumentos exorbitantes nos preços de medicamentos e insumos usados no combate a pandemia de covid-19 esteve em visita do Hospital Notredame São Sebastião de Espumoso. Os parlamentares também estiveram nas casas de saúde de Soledade, Não-Me-Toque e Tapera e na quinta-feira, 10, se deslocarão a Ibirubá, Cruz Alta e Panambi, terminando seu roteiro em dois hospitais de Ijuí.
O vice-presidente da CPI, deputado Clair Kuhn (MDB), destacou que é preciso apurar ao máximo as informações para ser possível recomendar punições as irregularidades forem confirmadas.
Clair se disse indignado com a alta exorbitante dos medicamentos para intubação, por exemplo e a extrema superlotação dos leitos dos hospitais.
O presidente da CPI dos Medicamentos, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) salientou que é fundamental verificar a materialidade dos fatos relacionados às graves denúncias sobre os abusos de preços que indicam até chantagens na venda de itens para o combate à covid.
O relator da CPI, Faisal Karam (PSDB), disse que as dificuldades para adquirir medicamentos que tiveram elevações de preços abusivas em um momento de pandemia são maiores para hospitais pequenos e fazem toda a diferença, podendo prejudicar a atuação destas casas de saúde a quem realmente precisa.
Roteiro dos deputados
Quinta-feira 10/6
8h30 – Ibirubá: Hospital Annes Dias
11h – Cruz Alta: Hospital Caridade São Vicente de Paula
15h – Panambi: Hospital Panambi
Sexta-feira 10/6
8h30 – Ijuí: Hospital Bom Pastor
10h30 – Ijuí: Hospital Caridade
FONTE E FOTO: ASCOM AL RS