Foi na sua juventude que ela adotou o chiripá, típico traje masculino gaúcho, para se apresentar. Usar vestido de prenda dificultava os movimentos com o acordeão, além de que esta era desconfortável, com sua saia de armação e exigindo o uso de salto alto. Assim, a mãe de Berenice fez um chiripá para mulher, onde os bordados eram voltados para a frente em vez de para trás, como é no chiripá masculino tradicional, parecendo uma sainha. Atualmente a peça adaptada é amplamente difundida entre as mulheres que frequentam o meio tradicionalista, assim como outros elementos que foram estilizados para atenderem ao público feminino, como a bombacha, o cinto e o lenço.
Além de tocar em conjuntos de música regionalista Berenice durante um tempo participou de um grupo de jovem guarda chamado As Brasas, As Carecas, junto com a cantora Yoli Planagumá. Esse grupo era formado só por mulheres jovens e todas as integrantes, excetuando ela, haviam raspado a cabeça. Durante a apresentação elas usavam perucas e no ponto alto da apresentação rapazes da platéia eram chamados para tirar as perucas exibindo assim as carecas das cantoras. Berenice encerrava o show com o seu acordeão vestida de gaúcho.
Em 1975 aos 23 anos grava Fogo de Chão, seu primeiro disco acompanhada do grupo Os Açorianos. Durante a mixagem desse ela assinou o contrato com a gravadora Continental para gravar o primeiro disco solo, Gauchinha Faceira, em 1976. Em 1980 lança o disco Romance de Terra e Pampa com o seu grande sucesso “É disto que o velho gosta”, composta junto com Gildo Campos em homenagem ao seu pai. Esse sucesso foi um marco em sua carreira, projetando ela nacionalmente. A música foi regravada em 1985, por Sérgio Reis, e em 1996, por Chitãozinho & Xororó.
Discos:
1975 – Fogo de Chão (com o grupo Os Açorianos)
1976 – Gaúchinha Faceira – Continental
1978 – É o Sucesso – Continental
1979 – Canto Para Mil Querências – Continental
1980 – Romance de Terra e Pampa – Continental
1981 – Tropeada da Vida – Continental
1983 – Canto da Terra – Continental
1984 – Berenice Azambuja – Vol. 8 – Continental
1986 – Xote Largado – Continental
1989 – No Jeitinho Brasileiro – Chantecler
1992 – Berenice Azambuja
1995 – Um Pedaço do Meu Pago – ACIT
1998 – Chimarrão e Água de Côco – ACIT
1999 – Mulher Quartuda – ACIT
2003 – Quem Tá Mandando é a Mulherada – USA Discos
2008 – Dançando Num Saravá – USA Discos