Rádio Planetário FM 91.5

Liliana Cardoso será primeira patrona negra da Semana Farroupilha

Notícia histórica para a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. A declamadora, mestre de cerimônias, radialista e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Liliana Cardoso Duarte, 43 anos, será a patrona da Semana Farroupilha, em 2021.

Como declamadora, Liliana já foi cinco vezes campeã do Fegart/ Enart, bicampeã do Rodeio Internacional de Vacaria e dona de 180 troféus conquistados em rodeios. A artista viaja o Brasil para divulgar a cultura gaúcha, através do projeto “A arte de declamar no gauchismo”, desenvolvido em parceria com o pai, José Luiz Rodrigues dos Santos.

“Ser patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 é a retaguarda de que nós mulheres, podemos, sim. E que representamos toda a diversidade cultural. Representamos as mulheres do campo, as mulheres da cidade. Representamos as mulheres que na Revolução Farroupilha ficaram no campo enriquecendo este estado para hoje podermos usufruir. Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na Revolução e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que onde minha mãe estiver estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, afirma a patrona.

A escolha foi feita pela Comissão dos Festejos Farroupilhas e o nome da declamadora foi aprovado por unanimidade. Liliana é a primeira mulher negra a receber a homenagem.

Liliana Cardoso falou hoje à reportagem da Rádio Planetário:

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2021/05/2105-Liliana-Cardoso-Duarte-primeira-mulher-negra-eleita-patrona-da-semana-farroupilha-no-RS-Tania.mp3?_=1

 

Sair da versão mobile