Quinta-feira, 17 de Junho de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
13°
5°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Geral

Em reunião virtual, AMASBI debate assuntos de interesse dos municípios

Em reunião virtual, AMASBI debate assuntos de interesse dos municípios
13.05.2021 10h37  /  Postado por: Luzia Camargo

Em reunião virtual realizada na tarde da última quarta-feira, 12/05, os prefeitos dos Municípios que compõem a AMASBI (Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí), debateram assuntos de interesse da associação.

A reunião contou com a presença da presidente da AMASBI e prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini; o prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade; o prefeito de Alto Alegre, Alvelino Salvadori; o prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz; o prefeito de Ibirapuitã, José Provenci; a secretária municipal da administração de São José do Herval, Marília Gardino e o secretário Municipal da Administração de Campos Borges, Andrei Scherer Pereira.

No primeiro momento, Sérgio Scarpato e Karoline Hartmann, representantes da Fundação Banrisul de Seguridade Social explanaram as medidas e prazos para a implementação da Previdência Complementar, exigência imposta pela EC 103/2019 para os municípios que possuem Regime Próprio de Previdência, visando o futuro dos servidores públicos municipais. Logo após, o agrônomo José Emílio Defant fez a apresentação do equipamento “Capina Elétrica”, o qual substitui a capina manual ou química no combate e controle de invasoras nas vias e espaços públicos urbanos ou rurais, sendo que os serviços deste equipamento poderão ser contratados pelos municípios interessados.

Dando sequência, os presentes debateram sobre outros assuntos de interesse dos municípios, como: a expectativa mediante o novo modelo de modelo de distanciamento controlado, que em breve será divulgado pelo Governador do Estado, Eduardo leite.

A vacinação dos professores, o retorno das aulas presenciais e o transporte dos educandos da rede municipal de ensino também foram discutidos na reunião, uma vez que cada prefeito pôde abordar as medidas adotadas pelos Municípios no enfrentamento à pandemia e suas restrições.

“Acredito que o pior já passamos, mas não podemos retroceder. Para isso, todos os municípios da associação precisam estar unidos, para que consigamos constituir e formar nossas próprias medidas de distanciamento controlado de combate à pandemia, com os detalhes mais minuciosos a nosso cargo, enquanto municípios”, destacou a presidente da AMASBI e prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini.

Além destas pautas, os prefeitos também fizeram pedidos à presidente Marilda acerca de assuntos de interesse particular dos municípios e da região, como um novo veículo para a Brigada Militar de Ibirapuitã, quando a presidente afirmou que estará trabalhando para fazer os devidos encaminhamentos.

Por fim, os prefeitos discutiram sobre a indicação de representantes titulares e suplentes das Secretarias Municipais das Finanças e da Fazenda, para integrar o Conselho de Dirigentes das Finanças e Fazenda vinculado a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), onde foram indicados a secretária Valeska Teloecken, de Soledade, e o secretário Alexandre Antônio Vieira, de Mormaço.

Ascom AMASBI

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.