Especialistas esperam que ambiente de estímulo à inovação em biogás melhore na Região Sul
O tema do Painel 8, “O ambiente de estímulo à inovação para biogás na Região Sul do Brasil”, mobilizou especialistas em fomento, pesquisa e inovação no 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano realizado em abril.
Os palestrantes da FAPERGS e da Fundação Araucária demonstraram diferentes mecanismos de fomento à inovação em seus estados. Já os participantes de CIBiogás, FIESC, FIEP e FIERGS/SENAI apresentaram um overview setorial em seus territórios, com detalhes sobre as perspectivas e demandas do setor privado. Ricardo Steinmetz, coordenador do laboratório de estudos em biogás da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves), demonstrou oportunidades inovadoras para o setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ele destaca os gargalos enfrentados para o crescimento da atividade do biogás no Sul do Brasil.
Ricardo reforçou o potencial econômico dos coprodutos da produção de biogás e as oportunidades de fomento ao setor oferecidas no Rio Grande do Sul. Existem instrumentos de subvenção econômica, não reembolsáveis, que variam de 70 mil reais até 300 mil reais, o que são valores significativos que podem ser acessados por qualquer empresa que tenha projeto de inovação. São alguns instrumentos de fomento à inovação que podem dar suporte a empresas que apoiam o setor de biogás e biometano, e é fundamental que os interessados busquem estes quesitos e se planejem.
Fonte: Assessoria de Comunicação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.