Auxílio emergencial é depositado hoje a nascidos em outubro
A Caixa Econômica Federal deposita nesta terça-feira (27) a primeira parcela do novo auxílio emergencial para 2,44 milhões de beneficiários do programa nascidos em outubro, totalizando R$ 505,87 milhões em transferências de recursos federais. O saque em dinheiro para o grupo poderá ser realizado a partir do dia 13 de maio.
Com isso, os repasses para o público do Cadastro Único e cidadãos que se inscreveram pelos meios digitais para receber o benefício chegaram a 24,06 milhões de pessoas, totalizando um repasse de R$ 4,98 bilhões, conforme o Ministério da Cidadania.
Até a liberação da retirada em espécie, o valor pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo sistema, os beneficiários conseguem pagar boletos, comprar pela internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais. Também acontece nesta terça o depósito das parcelas do auxílio emergencial para os beneficiários do programa Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 7.
O calendário dos novos pagamentos do auxílio emergencial é dividido em quatro ciclos, de créditos e saques. Os débitos da primeira parcela seguem até 29 de abril, quando o benefício será disponibilizado para os nascidos em dezembro.
Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.
O pagamento da primeira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 16 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.