Federações da Região Sul e Contag se reúnem com superintendência do INSS
Na tarde de hoje (20) a FETAG-RS em conjunto com a CONTAG, a FETAESC e a FETAEP estiveram reunidas por videoconferência com a Superintendência do INSS na região sul do país, compreendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná objetivando tratar temas relevantes relacionadas às questões previdenciárias dos agricultores familiares, denominados segurados especiais.
A reunião levou ao conhecimento do INSS uma preocupação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Segurados especiais em relação a demora no resultado dos requerimentos iniciais de benefícios rurais e o represamento dos recursos administrativos, interpretações equivocadas da legislação, culminando com alto índice de indeferimentos nos requerimentos de benefícios rurais.
Outros dois pontos discutidos foram o alinhamento sobre o acordo de Cooperação Técnica firmado entre o INSS e a CONTAG sobre o INSS Digital, que é uma importante ferramenta para os agricultores familiares, e além disso, as entidades denunciam ao INSS a grave violação nos dados dos segurados e irregularidades nos empréstimos consignados que é um problema enfrentando em nível nacional.
Para a diretora da FETAG-RS, Maribel Moreira “a situação vivenciada pelos segurados especiais com a violação de dados, com a demora na análise dos benefícios e principalmente, com interpretações equivocadas dificulta o acesso dos agricultores e agricultoras aos direitos previdenciários”.
O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva que também participou da reunião reforça argumentando que a FETAG-RS está colhendo provas contundentes para abrir denúncia contra Bancos e entidades financeiras que realizam créditos consignados sem autorização dos beneficiários. Joel pontua a importância de abrir este canal de diálogo entre as Federações e o INSS para dirimir dúvidas e buscar sempre melhorar o atendimento para os agricultores(as).