FETAG-RS apresenta a Semana D de Mobilização para Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa
Na manhã desta quinta-feira, 15, a FETAG-RS participou da Reunião Ordinária virtual da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Adolfo Brito, e apresentou as pautas que estão sendo tratadas durante a Semana D de Mobilização. A participação da FETAG-RS foi uma proposição do deputado estadual Elton Weber.
Em sua participação, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, fez a leitura das pautas elaboradas em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, divididas em estaduais e federais.
Como principais pautas para o Estado estão: criação de um planejamento de ações a nível de Estado que vise o futuro da agricultura familiar; criação de uma câmara temática para crédito rural; fortalecimento do FEAPER para o Programa Troca-Troca de Sementes; criação de mecanismos que amenizem os custos com óleo diesel para a agricultura familiar; atenção para o Conseleite, que precisa de alinhamento; sensibilidade do governo no que se refere a produtores rurais que foram multados em virtude de não conseguirem fazer a declaração de vacinação da febre aftosa em municípios cujas inspetorias estavam fechadas devido a pandemia; e a implementação de programa de irrigação, que terá uma audiência pública a ser realizada nos próximos dias.
Sobre as pautas federais estão: recomposição do orçamento do MAPA para o Plano Safra, que sofreu cortes de até 40%; ajuste nos valores para enquadramento no Pronaf, que precisa acompanhar o aumento nos custos de produção antes que muitos produtores acabem sendo desenquadrados; volume de recursos suficientes para a execução de todos os programas que incentivem a agricultura familiar, com juros dentro da realidade (hoje estão muito acima da taxa Selic); olhar apurado do governo para o Proagro, PAA e PNAE; habitação rural e crédito fundiário, programas que precisam voltar a funcionar.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a agricultura familiar necessita de atenção de todos os governos, do Estado e da União, e os parlamentares são muito importantes para fazer ecoar o grito da categoria, que neste ano não pode fazer mobilizações presenciais devido a pandemia, mas que não se calou e fez de forma virtual. Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão unidos e atuando junto às prefeituras, câmaras de vereadores, com os deputados e também com a sociedade, que precisa entender a importância do produtor rural”.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, Adolfo Brito, se comprometeu a endossar as pautas da FETAG-RS e oficiar a Câmara dos Deputados sobre as demandas referentes ao MAPA e também para as que se referem ao Governo do Estado.
Fonte: FETAG-RS