Dia do jornalista – 7 de abril: Saiba o papel deste profissional e sua importância em meio à pandemia
Instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril.
O Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, foi instituído em 1931, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Líbero Badaró, como era mais conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.
Em tempos de pandemia, o papel do jornalista se mostra cada vez mais importante na comunicação e elucidação sobre a doença em meio a um contexto cada vez mais globalizado. São muitos os papéis que o jornalista desenvolve que são essenciais, inclusive em tempos de COVID-19.
Com grandes desafios vêm grandes responsabilidades. O jornalista em meio à pandemia possui várias possibilidades de carreira e cada uma delas possui um papel fundamental na conscientização da população sobre a doença. A informação é uma das principais armas dessa luta e o jornalista é responsável pela checagem e divulgação.
- gestão e produção editorial home office;
- reportagens e produções in loco;
- atualização de portais de notícia e demais veículos;
- produção de conteúdo online;
- jornalismo colaborativo: contribuição da sociedade na produção de notícias e compartilhamento de informações, como fotos, vídeos, etc.