Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Notícias

MP gaúcho pede ao STF para atuar em ação que pede retomada do ensino presencial no RS

MP gaúcho pede ao STF para atuar em ação que pede retomada do ensino presencial no RS
07.04.2021 07h26  /  Postado por: adrianolima

O Ministério Público do Rio Grande do Sul pediu ao Supremo Tribunal Federal para auxiliar nos autos da ação em que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta derrubar as decisões judiciais que impedem a reabertura presencial das escolas em meio à pandemia de coronavírus. O MP é favorável a que o ensino presencial seja retomado, desde que observadas as medidas sanitárias estabelecidas em um portaria conjunta das Secretarias da Educação e da Saúde. A petição vai ser examinada pelo ministro Nunes Marques, mas ainda não há prazo para a decisão.

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, sublinha que, ao suspenderem a vigência das normas editadas pelo governo gaúcho, as decisões violaram o “direito fundamental à educação, a competência do Chefe do Poder Executivo para exercer a direção superior da Administração, o princípio da separação dos poderes, o princípio da universalidade da educação; o princípio da liberdade de ensino e a prioridade absoluta de proteção às crianças e aos adolescentes, em respeito à condição peculiar das pessoas em desenvolvimento”.

Dallazen reitera que a autorização do governador para a abertura das escolas e o retorno das aulas presenciais – apenas em relação à educação infantil (creches e pré-escolas) e anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos) – deriva de uma atuação que prioriza a necessidade de proteção social a um grupo específico e mais vulnerável de estudantes.

Para o MP, as crianças mais jovens completaram um ano “totalmente desprovidas de qualquer aprendizado (já que o ensino remoto para essa faixa etária se mostrou inviabilizado)”.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO