Sábado, 10 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
32°
18°
33°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

No dia mundial da saúde Emater debate a “Construção de um mundo mais justo e saudável”

No dia mundial da saúde Emater debate a “Construção de um mundo mais justo e saudável”
07.04.2021 09h37  /  Postado por: Luzia Camargo

A organização Mundial da Saúde determinou o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde e a cada ano define um tema para mobilizar o debate, engajamento e participação da sociedade, gestores e entidades. Em 2021 o tema é “Construindo um mundo mais justo e saudável”. Esta temática vai além do simples pensar em prevenção, mas sim na manutenção da saúde e qualidade de vida.
O acesso aos direitos sociais básicos, garantidos na constituição brasileira e dentre eles a saúde, é fundamental para a garantia de uma vida justa. Nascer, crescer, se desenvolver, viver, trabalhar, envelhecer, a cada etapa e ciclo de vida o ser humano tem necessidades específicas e quando se fala em saúde não é diferente.
A pandemia trouxe muitas reflexões e aprendizados, principalmente no que se refere aos desequilíbrios. Exacerbou as desigualdades sociais, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis, pois muitos perderam seus empregos, pioraram as condições de moradia, educação e garantia
de segurança alimentar. Quem dirá acesso aos serviços de saúde, num período crítico onde além da garantia e responsabilidade dos gestores, também necessita da compreensão da população no autocuidado em saúde.

Confira a reportagem de Luzia Camargo com a extencionista da Emater/RS Ascar e nutricionista Leila Ghizzoni.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.