Sábado, 07 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
21°
16°
20°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Hora de Campos Borges
Ao Vivo: Hora de Campos Borges
Geral

Centro de equoterapia de Espumoso receberá o nome de Equocenter Matheus Camargo Ludwig

Centro de equoterapia de Espumoso receberá o nome de Equocenter Matheus Camargo Ludwig
02.04.2021 11h00  /  Postado por: Luzia Camargo

O centro de equoterapia de Espumoso passará a ser uma “Associação” com o nome de: “Equocenter Matheus Camargo Ludwig”, em homenagem ao jovem espumosense Matheus, portador de Síndrome de Down.

Ouça a reportagem de Luzia Camargo:

Conheça mais a história do espumosense Matheus  e da fundação do Equocenter:

No dia 18 de fevereiro de 2002 recebi o maior presente da minha vida, meu primeiro filho. Como toda mãe, passei minha gestação me preparando para este grande dia. Entre uma consulta e outra, somente alegria e a ansiedade pela chegada do nosso primogênito. Porém, quando o Matheus nasceu e recebemos a notícia de que tinha Síndrome de Down ficamos em choque, pois esperávamos um filho “perfeito”.

Enfrentamos o período de “luto”, que graças a Deus foi passageiro, pois o AMOR logo tomou conta do medo e das incertezas.  Quando ele completou um mês já iniciamos as sessões de fisioterapia, sob a orientação da pediatra que o acompanhou desde o nascimento. Dois meses depois, a fonoaudióloga, Michele Schuster, passou a fazer parte do tratamento, seguida da estimulação precoce e estimulação aquática, esta com a mesma fisioterapeuta, Vanize Rutzen. Certa vez, em uma conversa informal com uma grande amiga, Elizabete Spode, comentei que havíamos trazido um dos cavalos do meu pai pra cidade, e que a Vanize já estava atendendo ele uma vez por semana lá, com o auxílio do cavalo. Foi neste momento que ela falou sobre o sonho de trabalhar com equoterapia. Minutos depois eu já estava expondo a ideia de abrirmos um centro de Equoterapia para o meu pai, pessoa maravilhosa, atuante e conhecido no nosso município, senhor João Roderico, que prontamente abraçou nossa causa, doou dois cavalos, projetou e ajudou a construir a rampa para facilitar a monta dos praticantes e, foi nosso guia e instrutor nos primeiros anos de trabalho, até que todas nós estivéssemos aptas a montar a encilhar os animais.

Estávamos com a nossa equipe montada, tendo como fisioterapeuta a Vanize, fonoaudióloga a Michele, Psicopedagoga a Elizabete, pedagoga Maria Ines (eu), guias (as pessoas que conduzem os cavalos) eram o meu pai e a Carmem, minha irmã. Tivemos também, total apoio do prefeito da época, senhor José Parizoto, que nos cedeu o espaço do parque para que pudéssemos trabalhar. Algum tempo depois firmou o compromisso de nos ajudar financeiramente, nos repassando, por intermédio da APAE, o valor de R$ 8.000,00 por ano.

Depois de buscarmos conhecimento sobre a terapia em questão, realizando cursos no CEO (Centro de Equoterapia Osório) em Porto Alegre, iniciamos os nossos trabalhos no Parque de Exposições Armídio Bertani, no dia 22 de julho de 2004, com três praticantes, Matheus, Robson (também Down) e Regina (carinhosamente
chamada por todos de Gina), com um atendimento semanal.

Infelizmente, nosso grande protagonista não está mais entre nós. Vítima de um tumor no mediastino, ele se foi no dia 05 de novembro de 2018, deixando um vazio imenso e uma dor insuperável. Mas deixou também o seu legado, o EQUOCENTER, que só aconteceu graças ao nosso amado Matheus, que com seu jeitinho humilde, simples e extremamente puro, ensinou a todos o verdadeiro sentido da vida, “amar a todos sem nenhuma distinção e fazer o bem sempre que tivermos a oportunidade de fazê-lo.”

A história do Matheus foi escrita aqui nesse post pela sua mãe Maria Inês Camargo Ludwig.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO