Mais que uma pandemia, a obesidade tem sido uma doença crônica que afeta a qualidade de vida da população brasileira. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, o contingente de obesos mais que dobrou no país num período de 16 anos.
De acordo com o levantamento, 9,6% dos homens brasileiros conviviam com excesso de peso em 2003. No caso das mulheres, o percentual era ainda maior, de 14,5%. No ano de 2019, esses números subiram para 22,8% e 30,2%, respectivamente.
Além da pandemia do coronavírus, o mundo todo, inclusive o Brasil- vive uma outra pandemia crônica, a da obesidade, que atinge milhares de pessoas todos os anos e prejudica a qualidade de vida aumentando
os risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros malefícios.
Em entrevista a nossa reportagem, Sophie Deram falou sobre o assunto:
Sobre Sophie Deram: Autora do livro “O Peso das Dietas”, é engenheira agrônoma de AgroParisTech (Paris), nutricionista franco-brasileira e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no departamento de Endocrinologia. Além de especialista em tratamento de Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, é coordenadora do projeto de genética e do banco de DNA dos pacientes com transtorno alimentar no AMBULIM no laboratório de Neurociências.