Rádio Planetário FM 91.5

Vamos celebrar o Dia Mundial do Rádio

A invenção do rádio se deve a Guglielmo Marconi, em 1896, quando o físico italiano pesquisava sobre ondas eletromagnéticas. Assim surgiu o radiotelégrafo (substituto do telégrafo), que se disseminou inicialmente entre as frotas marítimas italianas. Entretanto, a primeira transmissão de voz, via rádio, ocorreu em 1906, na véspera do Natal, por Reginald Fessenden, engenheiro canadense. No Brasil, o inovador equipamento chegou somente em 1922, com a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa, na comemoração do Centenário da Independência.

A origem da celebração do Dia Mundial do Rádio é uma homenagem à primeira transmissão do programa da Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio) para seis países, simultaneamente, em 13 de fevereiro de 1946. Na verdade, até a marcante data, nada parecido havia sido realizado. Portanto, esse dia especificamente é o marco da utilização do rádio como instrumento de comunicação mundial. Mas a data tornou-se oficial apenas em 2011, pela UNESCO, passando a ser comemorada, no ano seguinte, em 2012.

O verdadeiro objetivo da comemoração é conscientizar as grandes empresas de radiofonia, assim como as rádios comunitárias, quanto ao valor do acesso à informação e à liberdade de expressão no setor de comunicações. Hoje, pensar no rádio como algo ultrapassado é um equívoco, pois ele se moldou às novas tecnologias e continua como um dos principais canais de debate, informação, divulgação e emergência social. Segundo a ONU, o rádio permanece como o meio mais dinâmico, reativo e participativo de interação e compartilhamento de informações.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Loucos por Rádio e História da Comunicação.

Sair da versão mobile