Comunidade quer reservatório de água maior no bairro Brasil
Espumoso enfrenta, há tempos, o problema de falta de água, principalmente na parte alta da cidade e em períodos de seca.
Hoje, Espumoso conta com 8 poços artesianos que abastecem os dois reservatórios da cidade. Um deles, localizado próximo ao Presídio, tem capacidade para 500 metros cúbicos de água e abastece 30 por cento da população.
Já o outro reservatório, situado na Vila Brasil, tem capacidade para armazenar apenas 100 metros cúbicos de água e deve abastecer 70 por cento da população, o que é insuficiente, em épocas de estiagem.
Moradores da parte alta da cidade, preocupados com esta situação, resolveram coletar assinaturas a serem entregues ao prefeito municipal, pedindo que a CORSAN providencie a obra. Este trabalho está sendo realizado por duas moradoras da parte alta da cidade: Sônia Dolci e Fernanda Helder.
Em 1966, a CORSAN assumiu o abastecimento de água em Espumoso, mediante assinatura de um contrato. Segundo Sônia Dolci, naquela época, se apresentava uma outra realidade. Hoje, a população aumentou consideravelmente, o que exige um reservatório maior.
A coleta de assinatura destina-se somente entre os moradores da parte alta, pois é a região que mais sofre com a falta de água. Compreende moradores desde a rua Rui Barbosa até a sede da COTRIEL.
Ouça agora a entrevista feita por Tânia Diehl com uma das organizadoras do abaixo-assinado, Sônia Dolci: