Escoteiros aguardam liberação da UEB para retornar às atividades normais
O Grupo de Escoteiros Sentinela do Jacuí, de Espumoso, aguarda a volta às aulas nas redes municipal e estadual. Somente desta forma, a União dos Escoteiros do Brasil vai permitir o retorno das atividades presenciais do grupo, devido à pandemia do coronavírus.
Enquanto isso não ocorre, a diretoria da entidade, com a colaboração da chefia e também dos pais, continua trabalhando, especialmente na construção da nova sede. Esta localiza-se ao lado do Parque de Exposições, junto ao Complexo Esportivo. A presidente do Grupo, Viviana Debiasi Broch, lembra que a comunidade sempre colaborou nos eventos destinados à arrecadação de recursos, para construção da sede, com destaque para a promoção “Pizza Escoteira”, já tradicional na cidade.
Viviana ressalta que hoje o Grupo está com poucos recursos, mas com a ajuda dos pais, tem conseguido dar continuidade às obras, mesmo que de maneira mais lenta.
Para este ano, está prevista a realização da Balada Escoteira. Apesar do lucro ser pequeno, vai proporcionar a continuidade de alguns serviços na construção, pois ainda faltam os acabamentos nos banheiros, na cozinha, além de outros setores.
Hoje, o Sentinela do Jacuí tem uma média de 35 jovens, divididos em lobinhos, escoteiros e tropa sênior. E já existe uma lista de espera para crianças interessadas em fazer parte. Porém, Viviana destaca que somente poderão ingressar na entidade, caso aumentar o número de chefes de lobinhos.
Ela lembra que a pandemia prejudicou as atividades em 2020 e aguarda a liberação das mesmas por parte da UEB, pois todos estão ansiosos pelo retorno aos acampamentos e fogo de conselho.