Estamos vivendo a temporada de verão. E o comandante Luís Carlos Maidano, do Corpo de Bombeiros de Tapera, comemora o fato de não ter sido registrada nenhuma ocorrência de afogamento em sua área de atuação. No entanto, alerta para que as pessoas tomem cuidado e que a situação permaneça assim, sem nenhum atendimento desta natureza.
Para isso, ao resolverem tomar um banho de rio ou piscina, por exemplo, que procurem não ingerir bebida alcoólica ou qualquer tipo de alimento.
Mas, caso haja uma ocorrência, o Corpo de Bombeiros lembra que nenhuma pessoa deve ir até o afogado, mas somente jogar uma corda ou uma boia. Pois, a pessoa que está se afogando, vai tentar se segurar e terá uma força 3 ou 4 vezes superior à sua força normal, na ânsia de se salvar.
E ressalta a importância do uso do colete salva-vidas. Por mais que a pessoa saiba nadar, se ela facilitar ao se afastar demais da margem, pode cansar e somente o uso do colete poderá salvá-la.
O Comandante Maidano lembra que o maior número de ocorrências no final de 2020 foi relativo a incêndios nas lavouras. Isso em função à estiagem que assolou o Estado, e que as chuvas dos últimos dias vêm a colaborar para evitar estas ocorrências.
Ouça a reportagem:
Imagem: PIRANKA / GETTY IMAGES