Morador de Guaíba captura jacaré Papo Amarelo
O marceneiro Vladimir Reginaldo da Silva, que mora no bairro Santa Rita, em Guaíba, capturou um jacaré da espécie Papo Amarelo (Caiman latirostris), de 1,70 centímetros e 23,7 quilos, na última quarta-feira por volta do meio-dia. A região fica próxima de uma área caracterizada por ter muitos banhados, local que é o habitat natural do réptil.
De acordo com Silva, o animal vinha fazendo ataques a galinhas, gansos, patos, gatos e cachorros da vizinhança. Ele afirmou que o jacaré ronda a casa dele há uns cinco anos, período em que ele teve dez animais consumidos pelo predador. Há três meses, Silva passou a monitorá-lo. “Avisei as autoridades, mas como a gente apenas via de longe e o banhado é uma área de difícil acesso, não vieram pegá-lo”, explica.
Desse modo, o marceneiro montou uma armadilha. “O bicho foi para a estrada, ficou mais fácil de vê-lo e consegui imobilizá-lo pelo pescoço”, relata. Ele conduziu o animal para um gradil, acionou o Corpo de Bombeiros de Guaíba que, segundo Silva, não compareceu. O soldado do Corpo de Bombeiros de Guaíba, Alessandro Castro, disse que a corporação não recebeu esse chamado. “Atendemos todas as ocorrências e não fomos demandados para este caso”, reforça.
Fonte: Acontece no RS