Rádio Planetário FM 91.5

Fátima Bernardes: Diagnóstico precoce do câncer de colo do útero pode evitar em 80% dos casos os riscos de metástases e outras complicações

A apresentadora Fátima Bernardes revelou na última quarta-feira (02) que foi diagnosticada durante exames de rotina com câncer de útero. A apresentadora disse que a doença está no estágio inicial e que irá passar por uma cirurgia para retirada do tumor.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres no Brasil por ano, o que já faz dele o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre a população feminina. A doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. A preocupação acerca dos crescentes índices da doença aumenta quando analisado o principal causador da condição: o contágio pelo chamado papilomavírus humano – conhecido como HPV.

Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus HPV atinge de forma massiva as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos.  Após o contágio, ao menos 5% delas irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa que preocupa os especialistas.

“A cada ano, mais de 500 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo uterino no mundo. Cerca de 300 mil óbitos ao ano são atribuídos a essa doença, o que configura um desafio na saúde mundial, apesar de se tratar de uma doença prevenível. Aproximadamente 90% dos casos ocorrem em países pobres ou emergentes, sobretudo por estratégias de implementação vacinal e programas de rastreio populacional inadequados.

Confira a reportagem de Luzia Camargo com o Dr. Luiz Bruno, oncologista do Grupo Oncoclínicas no RS:

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2020/12/1012-Fatima-Bernardes-Diagnostico-precoce-do-cancer-de-colo-do-utero-pode-evitar-em-80-Luzia-Camargo.mp3?_=1
Sair da versão mobile