Prefeito de Saldanha Marinho se manifesta após investigação da Polícia Federal sobre terceirização de serviços de saúde
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Paciente Zero, que investiga fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e corrupção, a partir da terceirização da saúde, nos municípios gaúchos de São José do Herval, Trindade do Sul, Saldanha Marinho e Jaguari.
Setenta e cinco policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão. A investigação começou a partir de informações recebidas do Hospital Filantrópico de São José do Herval, relatando que a gestão anterior havia contratado, em 2014, uma empresa de consultoria que seria destinatária de 35% de todas as verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) repassadas ao hospital.
Posteriormente, o grupo proprietário da empresa de consultoria criou uma organização social, que também foi contratada pelo mesmo hospital filantrópico para gerir o estabelecimento, mantendo ambos os contratos e causando sérios prejuízos financeiros à entidade.
Um dos municípios que foi investigado, Saldanha Marinho também teve de fornecer documentos aos policiais. O prefeito do município, Volmar Teles do Amaral comenta que foi preciso começar um trabalho desde 2013, momento que a população a contar com plantão hospitalar na cidade.