Tenente do Corpo de Bombeiros de Tapera orienta sobre prevenção a incêndios nas lavouras
O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Tapera – Luis Carlos Beck Maidano, em entrevista fala sobre medidas de prevenção de incêndio em lavouras nessa época do ano. Ele cita o que leva de fato a ocorrência destes incêndios, inclusive uma questão peculiar é que a latinhas de cerveja, refrigerante, também ocasionam esses sinistros.
Outro assunto importante abordado durante entrevista é que um dos maiores receios de quem mora no campo é com a segurança, lugares distantes, que muitas vezes são difíceis de serem encontrados, atrasam o socorro médico ou a chegada dos policiais e até mesmo um socorro dos bombeiros em caso de incêndios, sinistros.
No entanto é preciso que a pessoa que faça esse contato direto com a corporação, por telefone, é necessário que essas pessoas especifiquem melhor qual o endereço das ocorrências para que se tenha uma maior brevidade no atendimento. Inclusive seria interessante o georreferenciamento, há exemplo do município de Ibirubá são mais de 1000 propriedades rurais que foram mapeadas através do georreferenciamento, inclusive o único custo para as famílias é o valor da placa de identificação que fica exposta na entrada da propriedade. O Programa Propriedade Segura, é uma iniciativa da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio Grande do Sul com o apoio da administração do município de Ibirubá, juntamente com a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicatos, Coprel e Conselho Municipal Agropecuário. Consiste em ter as rotas mapeadas da cidade até as propriedades, e por meio de um código de endereço (ex: IBI-098), cadastrado em sistema de georreferenciamento, para diminuir o tempo resposta da chamada, sendo ela por segurança, saúde, sinistros ou outros serviços.
Confira abaixo a reportagem de Luzia Camargo: