Como obter crédito para pequenas e médias empresas
As instituições bancárias exigem muitas garantias, cobram altos juros e torna uma saga a jornada do empreendedor até o crédito tão desejado. Por causa disso, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), somente 59% das empresas conseguem o recurso esperado. Para termos de comparação, em países desenvolvidos, a média é de 95%”.
Não menos importante e aproveitando o momento atual macro econômico do Brasil nunca antes visto informa-se, um levantamento da consultoria Alvares & Marsal com base no histórico dos últimos anos, espera-se que mais de 2,5 mil empresas entrem com pedido de recuperação judicial nos próximos meses – um patamar recorde no Brasil.
Recomenda-se em primeiro lugar saber a real finalidade do valor solicitado. Posteriormente deve-se avaliar no mínimo entre cinco e dez opções cotadas no mercado de crédito empresarial brasileiro.
Conclui-se que decidir tomar crédito no mercado é uma atividade rotineira do pequeno e médio empreendedor comum brasileiro. E esses esforços devem ser feitos 100% de forma racional, pois sabemos que a propaganda e ativismos dos bancões para baterem metas de “vendas” muitas vezes “enganam” os desinformados com juros abusivos e levando muitas vezes o empresário a falência.
Sendo assim, sempre procure aconselhamentos profissionais com executivos especialistas e de renome do mercado em que atua. Pesquise e estude bastante antes de tomar decisões sensíveis de crédito para seus negócios. O Brasil tem muitas oportunidades de negócios borbulhantes e exponenciais. Devemos nos cercar de executivos capazes e estudarmos e trabalharmos bastante acima da média para alcançarmos nossos objetivos empresariais de curto, médio de longo prazos previamente planejados e revisados cotidianamente. Faz a conta!