Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
26°
17°
24°C
Espumoso/RS
Chuvas esparsas
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Geral

Eleitor deve seguir protocolo sanitário para ir às urnas

Eleitor deve seguir protocolo sanitário para ir às urnas
11.11.2020 07h45  /  Postado por: Luzia Camargo
A eleição municipal de 2020 é a primeira na história do País a acontecer durante uma pandemia e traz ares de ineditismo para o pleito. O vírus impôs diversas mudanças no processo eleitoral, a começar pelos dias votação. Marcado para os dias 15 e 29 de novembro, datas que marcam 1º e 2º turno, o evento estava previsto para acontecer no mês de outubro. O horário da votação também foi ampliado em uma hora, acontece das 7h às 17h, sendo as três primeiras horas preferenciais aos eleitores acima dos 60 anos.
Para minimizar os riscos de contágio e aglomeração – só em Porto Alegre são mais de 1 milhão de eleitores – foi criado um plano de segurança sanitária pela justiça eleitoral, que indica os passos a serem seguidos por mesários e eleitores nos dias de voto. Já parte da rotina de todos, o uso de máscara será obrigatória nas seções eleitorais. Obviamente abraços, apertos de mãos e qualquer outro tipo de contato físico não são indicados.
Como o número de zonas eleitorais foi reduzido, haverá instrutores na entrada das seções indicando os locais de voto para quem precisar. Ao chegar na sala de votação,  o eleitor não entregará seu documento de identificação aos mesários, mas irá mostrá-lo a distância, erguendo o braço em direção à mesa com os voluntários da justiça eleitoral.
Passada a parte de identificação, o eleitor irá higienizar suas mãos pela primeira vez para assinar o caderno de votação. De preferência, leve sua própria caneta para evitar o contato com os mesário. Se não puder levar, é necessário que o mesário higienize a caneta antes e depois do uso. Já quem assina com a digital deverá usar álcool em gel antes e depois de usar a almofada.
Para quem precisar do comprovante de voto, outra etapa importante antes votar é solicitar o papel ao mesário. Antes entregue a todos na saída da urna eletrônica, a impressão dos comprovantes será exclusiva para quem pedir.
Depois do voto, primeiro para o cargo de vereador e depois de prefeito, o eleitor higieniza mais uma vez suas mãos e sai da seção eleitoral. A Justiça Eleitoral também recomenda que não levem acompanhantes.
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO