ACBF estreia na Liga Nacional de Futsal nesta quinta-feira
Depois de nove meses, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), enfim, voltará a disputar um jogo oficial. O time laranja vai estrear na Liga Nacional de Futsal na quinta-feira, 27, às 20h15, contra o Foz Cataratas, no Paraná.
O último jogo oficial da equipe da Serra Gaúcha ocorreu no dia 20 de novembro de 2019, contra a AMF, pelos playoffs da Liga Gaúcha. A ACBF voltou às quadras somente no início desta temporada, disputando quatro amistosos entre fevereiro e março. Foram três vitórias e um empate. A última partida foi no dia 13 de março, no empate em 1×1 com o Tubarão, fora de casa. Depois disso, todos os jogos e competições foram suspensos devido à pandemia do Covid-19.
Para dar início à competição, a LNF elaborou um rígido protocolo, limitando o número de pessoas nos ginásios durante os jogos. Uma das exigências é o inquérito que deve ser respondido por todas as pessoas envolvidas no jogo, desde atletas até o estafe. Todos devem responder este questionário nos três dias que antecedem cada partida.
Além disso, a ACBF também tem o seu próprio protocolo de segurança. Nas viagens, por exemplo, os motoristas do ônibus serão sempre os mesmos. O veículo será adaptado com equipamentos de cozinha para que algumas refeições sejam feitas no caminho sem a necessidade de parar. “Vamos viajar sempre à noite, vamos parar o mínimo possível no meio do caminho. Faremos as refeições em locais pré-definidos, em hotéis onde foram feitos a higienização e locais preparados para os atletas. Vamos seguir à risca os protocolos como a medição da temperatura ao subir no ônibus, sanitização, uso de máscaras, etc… Não vamos relaxar em momento nenhum. Vamos nos cuidar ainda mais, pois teremos mais contato com outras pessoas e outros ambientes diferentes”, explicou o supervisor da ACBF, Lavoisier Freire Martins.
Na equipe, a expectativa é alta para a estreia. Conforme o técnico Edgar Baldasso, o período de treino foi essencial e produtivo, mas somente os jogos irão ditar o ritmo para a temporada. “Existe a ansiedade normal de uma estreia. Realmente foi um período inédito de abstinência de jogos. Temos consciência de que, por mais que o período de treinos tenha sido muito positivo, somente com alguns jogos estaremos próximos do nosso nível de atuação. E essa cobrança, principalmente interna, deve ser bem controlada para obtermos uma evolução constante nas competições”.
Além da partida desta quinta-feira, a LNF confirmou mais uma partida da ACBF. Será no dia 1º de setembro, às 16h, contra o Atlântico, em Carlos Barbosa, com transmissão do Sportv.