Mesmo com a pandemia, Liga Gaúcha recebe novos clubes em 2020
A pandemia tem deixado marcas em todos os setores da sociedade, e no futsal, não é diferente. No entanto, o coronavírus não fez diminuir a força de quem faz o nosso futsal movimentar todos os cantos do Rio Grande do Sul. Mesmo em meio à pandemia, 39 novos clubes ingressaram, ou estão em fase final de filiação, na Liga Gaúcha SICOOB de Futsal este ano. São agremiações que participarão das competições de base, adulto e feminino, e que trarão para as competições ainda mais prestígio pela tradição das suas praças no esporte.
O último clube a confirmar a entrada para a Liga, em julho, foi a ANPF, de Nova Petrópolis.
“Nosso clube nasceu em 2016, e a nossa intenção sempre foi ter um time represetando a cidade a nível estadual. É também uma forma de valorizarmos os jovens da nossa comunidade por meio do futsal”, explica o presidente, Carlinho Carvalho.
Ele lembra que os primeiros passos foram a participação da ANPF nas principais competições amadoras do Rio Grande do Sul, já com uma equipe com padrão profissional. A pandemia, porém, acabou dando uma freada nos planos do clube.
Já estávamos com tudo estruturado para a disputa da Liga 3. Reformulamos, mas mesmo assim nos organizamos e estamos prontos para dar início às atividades quando tudo voltar ao normal. Neste ano está bem difícil de competir, mas estamos trabalhando para garantir uma boa estrutura”, diz.
A equipe da Serra ingressará na competição adulta masculina, a partir da Liga 3.
Mesmo caminho seguirão os representantes de uma das cidades mais vibrantes do futsal do Estado. A AACJ, de Jaguarão, entrará para a Liga Gaúcha carregando uma longa tradição, e com a identidade da sua localidade, como destaca o treinador Fabiano Seixas:
“Infelizmente, pela pandemia, talvez não seja este o ano da nossa estreia. Mas o grupo continua coeso e se preparando. Jaguarão tem muita tradição no futsal do sul do Estado. Já estivemos representados na Taça Brasil, em 1985, quando enfrentamos grandes clubes do Brasil, com o Navegantes, que representava nosso município. A proposta agora é formarmos um time competitivo somente com atletas da própria cidade”.
Nas categorias de base, a Liga Gaúcha de Futsal será o cenário para o reingresso de uma das maiores marcas do futsal gaúcho. Os caxienses do Vasco da Gama, finalistas da primeira Liga Nacional de Futsal, em 1996, retomam o rumo do futsal competitivo a partir da gurizada.
“A formação de atletas é uma tradição em Caxias do Sul, e o Vasco tem um papel muito importante neste processo. Já faz 15 a 20 anos que não participamos de competições estaduais. E agora, na virada de 2019 para 2020, verificamos a necessidade de voltar às competições de porte maior. Nossa ideia é que a Liga é uma mola propulsora para expansão da marca do Vasco e abertura de espaços para os nossos atletas”, diz o professor Vagner Oliveira da Silva.
O clube projeta ingressar nas competições Sub-15 e Sub-17 da Liga.
Já na Liga Feminina, a perspectiva é de que quatro novas equipes entrem na competição. Uma delas, vem das Missões. É o SF Santo Ângelo.
“É um projeto novo, de retomada do futsal feminino na cidade. Sabemos que a pandemia vai passar e vamos conseguir fazer um trabalho forte e focado para termos um bom campeonato”, explica o coordenador, Renan do Nascimento.
Ao todo, entre março e julho, justamente o período em que o coronavírus forçou a paralisação de todas as competições, 30 novos clubes se juntaram ao projeto da Liga. Outros nove estão em fase final de adesão à entidade. A projeção é de que, além das quatro equipes novas no feminino, 21 novas disputem as categorias de base e 19, o adulto masculino.
CONFERE OS FILIADOS EM 2020:
- ADAJ (Associação Desportiva Alto do Jacuí), de Tapera _ Categorias de Base
- CAXIAS UCS (Associação Caxias do Sul de Futsal) _ Categorias de Base
- RUI BARBOSA FUTSAL (Associação dos Atletas das Categorias de Base do Esporte Clube Rui Barbosa), de Lajeado Categorias de Base
- IAC (Ipiranga Atlético Clube), de Rio Grande _ Categorias de Base
- AURORA FUTEBOL CLUBE, de São Sepé _ Categorias de Base
- BR FUTSAL (BR Esportes e Cultura), de Pelotas _ Categorias de Base
- AME (Associação Marauense de Futsal), de Marau _ Categorias de Base
- ESCOLA ACADÊMICOS DA BOLA, de Estância Velha _ Categorias de Base
- MENINOS DA VILA (Ferre Escolinha e Turismo Ltda), de Porto Alegre _ Categorias de Base
- ASR, de Santa Rosa _ Categorias de Base
- ATLEC (Associação Trespassense de Lazer Esporte e Cultura), de Três Passos _ Categorias de Base
- GUARANI MIRIM (Esporte Clube Guarani), de Lajeado _ Categorias de Base
- BOLA BOLA (Associação Futsal Nova Petrópolis), de Nova Petrópolis _ Categorias de Base
- AEGBP (Associação Esportiva Grande Boa Parada), de Cruz Alta _ Categorias de Base e Feminino
- SF FUTSAL, de Santo Ângelo _ Categorias de Base e Feminino
- CRISTAL FUTEBOL FEMININO, de Pelotas _ Categrias de Base e Feminino
- CLUBE 1992, de Carazinho _ Categorias de Base e Adulto Masculino
- UNIÃO FUTSAL (Associação Saoborjense de Futsal), de São Borja _ Categorias de Base e Adulto Masculino
- AACJ (Associação Atlética Comando Jaguarense), de Jaguarão _ Adulto Masculino
- AEEF (Associação Erechinense de Futsal), de Erechim _ Adulto Masculino
- ASSERC (Associação Esportiva da Região da Campanha), de Bagé _ Adulto Masculino
- APF (Associação Esportiva Recreativa e Cultural Palma Futsal), de Gentil _ Adulto Masculino
- GRAMADO FUTSAL (Associação Gramado Futsal), de Gramado _ Adulto Masculino
- SCSJ (Sport Club São José), de São José dos Ausentes _ Adulto Masculino
- AIF (Associação Igrejinhense de Futsal), de Igrejinha _ Adulto Masculino
- SR FUTSAL, de Santa Rosa _ Adulto Masculino
- ANPF (Associação Nova Petrópolis de Futsal), de Nova Petrópolis _ Adulto Masculino
- FXF (Fontoura Xavier Futsal), de Fontoura Xavier _ Adulto Masculino
- Outros 9 clubes estão em processo final de filiação 7 para disputa do Adulto Masculino, 1 para Categorias de Base e 1 para o Feminino
Por Eduardo Torres – Assessoria Liga Gaúcha