O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, falou nesta segunda-feira (1º), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre as denúncias de irregularidades na concessão do auxílio emergencial criado devido à pandemia de coronavírus. No domingo (31), reportagem do Fantástico, da TV Globo, revelou que mais de 27 mil foragidos da Justiça, em todo o Brasil, tiveram o benefício aprovado.
O ministro citou que as irregularidades chegariam a cerca de 0,5% dos benefícios concedidos e, ainda, que o fato de estar aprovado não significa que o auxílio tenha sido pago.
Segundo ele, as pessoas não passam a ter restrições “no momento da condenação”, mas apenas quando entram no sistema penal. Além disso, conforme Onyx, os sistemas estaduais não são “online” com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Ministro alega que quem levantou que tinha esses presidiários (recebendo o benefício) foi o Ministério da Cidadania.
O Ministro Onix Lorenzoni encerra divulgando que em menos de um mês, 59 milhçies de pessoas passaram a constar nas estatísticas e a partir do recebimento dos R$ 600 passam a existir, podendo acessar, por exemplo, programas de microcrédito.