Sábado, 08 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
23°
10°
10°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Rumo Ao Campo
Ao Vivo: Rumo Ao Campo
Notícias

Como Não-Me-Toque se preparou para tratar pacientes infectados com o Covid-19

Como Não-Me-Toque se preparou para tratar pacientes infectados com o Covid-19
27.03.2020 14h32  /  Postado por: adrianolima

Em coletiva de imprensa feita na manhã de sexta-feira (27) no Auditório da Prefeitura, o Secretário Marco Costa falou a respeito de como a rede de saúde se preparou para o receber potenciais pacientes infectados com o Coronavírus (Covid-19).

Estiveram presentes durante a coletiva o Presidente do Hospital Alto Jacuí Paulo Cervi, o Administrador do Hospital Notre Dame Santa Julia Biliardt Jefferson Oliveira e e os médicos Dr. Gilmar Finkler e Flávio Brilhante.

Não-Me-Toque possui a sua disposição duas unidades hospitalares que foram procuradas pelo Comitê de Emergências afim de auxiliar na preparação da estrutura de saúde para receber potenciais casos confirmados do Covid-19.

Para lidar com o Covid-19 foram montadas duas estruturas, uma na atenção básica e outra na atenção hospitalar. Entenda:

Unidade Básica

Pacientes que apresentem sintomas suspeitos do Covid-19: febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias devem procurar UBS do Bairro Martini, nela o paciente receberá o primeiro atendimento na qual a equipe irá determinar de acordo com os sintomas se o paciente deve ficar em quarentena ou se há necessidade de encaminhamento ao Hospital.

A unidade funcionará das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira. Pacientes que necessitarem atendimento fora do horário ou nos finais de semana devem entrar em contato com a equipe de plantão pelo telefone (54) 9 9640-7175.

Ressalta-se que os pacientes não devem procurar diretamente o Hospital, uma vez que só serão recebidos pacientes encaminhados pela equipe da UBS. Tal medida visa preservar os demais pacientes do Hospital que terá uma Unidade de Isolamento especifica preparada para receber potenciais pacientes infectados com o vírus.

Os pacientes que necessitem atendimento hospitalar serão transferidos pela equipe da UBS em ambulâncias preparadas para o atendimento emergencial e suporte a vida destes pacientes.

Usuários da UBS Martini que necessitarem atendimento que não se encaixe nos casos suspeitos de coronavírus devem se dirigir a UBS Central.

Unidade Hospitalar

Para realizar o atendimento dos potenciais casos de Coronavírus encaminhados pela UBS, o Hospital Notre Dame Santa Julia Biliardt preparou uma unidade de isolamento afim de receber e tratar estes pacientes.

Reforçamos que a população não deve procurar diretamente o Hospital, mas sim primeiramente a UBS que irá fazer a triagem para determinar o fluxo do paciente para preservar a unidade hospitalar.

O Hospital Alto Jacuí manterá a referência de emergência dos pacientes, com as especialidades, partos, cirurgias de emergência, traumas e atendimentos emergenciais como já vem sendo realizado.

Paulo Cervi, diretor do Hospital ressalta que os pacientes devem preservar o Hospital e buscar atendimento somente em casos de emergência e não procurar a unidade hospitalar em casos de suspeita de Covid-19 mas sim a UBS do Bairro Martini para que o atendimento possa ser feito seguindo o protocolo estabelecido pelos profissionais de Saúde.

Marco Costa ressalta que esta estrutura foi montada para melhor atender a comunidade, uma vez que Não-Me-Toque tem a sorte de possuir duas unidades hospitalares, o que permite separar os potenciais casos confirmados dos demais pacientes que já se encontram debilitados e mais suscetíveis a doenças. O Secretário ainda ressalta que é um momento delicado vivido por todo o mundo e que necessita cuidados especiais.

“Pedimos a compreensão de nossa população e que respeitem os protocolos estabelecidos, procurem a UBS do Bairro Martini somente apresentando casos suspeitos, utilizem os canais de comunicação criados para tirar suas dúvidas e principalmente, tenham os cuidados básicos que são fundamentais no combate ao vírus”, ressalta o Secretário.

Tire suas dúvidas

E-mail: duvidascovid@naometoque.rs.gov.br

Telefone: (54) 99640-7175

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/RS.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.