O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o presidente Jair Bolsonaro só usou a imprensa ou as redes sociais para falar sobre o problema. Bolsonaro lançou um desafio no qual prometeu zerar impostos federais que incidem sobre o combustível se os governadores zerarem o ICMS.
Eduardo Leite diz que os governadores não tem gerência sobre o valor do imposto e que o valor da gasolina inicialmente é definido pela Petrobras.
Leite diz que os governadores não foram chamados para conversar e sim desafiados pelo presidente Jair Bolsonaro na mídia a fim de que tomassem posição sobre baixar imposto sobre a gasolina.
Sobre a ideia do Presidente da República de definir um valor fixo para cobrar o imposto e taxar a gasolina na refinaria, Leite assim respondeu.
Na próxima semana, os governadores vão ter uma reunião em Brasília e devem abordar o tema. Eduardo Leite defende que a questão seja levada para a Reforma Tributária.
Por fim, o governador do estado, Eduardo Leite analisa porque a queda do preço dos combustíveis não chega tão rapidamente ao consumidor.