A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar e a posse da nova presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Elenir Winck, prevista acontecer neste sábado (11), foi suspensa. Não está definido se será feita uma nova votação.
A ação foi movida pela candidata Gilda Galeazzi, que se sentiu prejudicada pelo critério de desempate das chapas usado pela Comissão Eleitoral do MTG. É a primeira vez que duas mulheres disputam a presidência da entidade.
A eleição aconteceu no Parque do Imigrante, em Lajeado, no Vale do Taquari, no sábado, e contabilizou 1060 votos. O resultado deu empate. Cada uma delas recebeu 530 votos.
O regulamento do MTG determina que, em caso de empate, será considerada eleita a chapa com o candidato mais idoso. Ao G1, Gilda Galeazzi informou que tem 65 anos. Já Elenir Winck disse ter 61.
Como critério de desempate, a comissão eleitoral da Assembleia Geral Eletiva do 68º Congresso Tradicionalista do MTG analisou a idade de todos os integrantes das chapas. Como o suplente do conselho da chapa de Elenir, Wilson Barbosa de Oliveira, tem 77 anos, ela foi declarada vencedora.
*G1 RS
Foto; Giovani Grizotti