Rádio Planetário FM 91.5

Fragmentos de protozoário que transmite toxoplasmose são achados em barragens e estação de tratamento de água em Santa Maria

Fragmentos do protozoário que transmite a toxoplasmose foram encontrados em amostras de água de barragens, reservatórios e da estação de tratamento de água em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Essas amostras haviam sido coletadas, à pedido da prefeitura da cidade, em junho deste ano. Mas o resultado só saiu na semana passada.

Em junho, fomos avisados que ia ser feita a lavagem dos reservatórios da Corsan, nessa lavagem, nós coletamos 26 amostras. São bombonas de água para a gente fazer um teste com os porcos, que é onde a gente vai cultivar ali, se tiver protozoário, a gente pegar o protozoário para fazer o teste genético, e descobrir se esse protozoário é o do surto ou é o endêmico normal que tem no Brasil inteiro”, afirma o secretário municipal de Saúde de Santa Maria, Francisco Harrison.

“Ficamos com essa água armazenada, e com aquela questão de querer investigar, pra saber se essa água está viável, se a gente está no caminho certo, fizemos um teste chamado PCR, que é uma proteína sensível a fragmentos do protozoário. Não significa, a gente ainda está na expectativa de fazer o teste nos porquinhos, porque a gente pode ter encontrado fragmentos do protozoário, mas não o protozoário. Que o que nos interessa é encontrar o protozoário em algum lugar pra gente poder confirmar de onde vem esse protozoário. Se ele veio da lavagem dos reservatórios, se ele veio de alimentos, de onde veio. E a gente saciar essa vontade da população de saber de onde está vindo, de onde veio”, acrescenta o secretário.

*G1 RS

Foto: RBS TV

Sair da versão mobile