Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
31°
18°
20°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Década da Agricultura Familiar mobiliza Assembleia Legislativa

Década da Agricultura Familiar mobiliza Assembleia Legislativa
16.11.2019 11h37  /  Postado por: Luzia Camargo

O lançamento no Rio Grande do Sul da Década da Agricultura Familiar 2019-2028 mobilizou cerca de 150 pessoas entre agricultores familiares ligados à Fetag, lideranças e políticos em ato coordenado pelo deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, no dia 11 de novembro, em Porto Alegre. Autor da iniciativa, o parlamentar destacou o objetivo da Década, instituída pela ONU, de valorizar a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

O deputado acrescentou que uma agricultura familiar forte é fundamental para a luta contra a fome, que atinge 11% da população mundial, e contra obesidade, que afeta 25% das pessoas no planeta. Contudo, enfatizou, entre os desafios estão políticas públicas de fomento, apoio aos jovens, fortalecimento de organizações de agricultores e inovação.

Entre os participantes, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, diretores da Federação e o secretário Geral da Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), Alberto Broch, o superintendente do Ministério da Agricultura Bernardo Todeschini e o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala del Campo, que falou sobre os desafios mundiais para produzir alimentos saudáveis, em sistemas sustentáveis e de forma inclusiva. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, também participou do evento, ressaltando a importância das agroindústrias cooperativas gaúchas para a agricultura familiar de nosso Estado e do país. Perius destacou também a necessidade de políticas públicas para o incentivo à agroindustrialização, com juros menores dos que o praticados atualmente, de 7,5%.

Ouça a reportagem de Adriano Lima:

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.