O Juiz Ulysses Fonseca Louzada,titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria anunciou em nota nesta segunda-feira, 14, as datas do julgamento dos réus do inquérito do processo criminal da tragédia da Kiss.
Segundo o magistrado, os réus : os empresários Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann, proprietários da casa noturna e os músicos da Marcelo Santos e Luciano Bonilha, da Banda Gurizada Fandangueira, serão julgados em duas etapas.
O primeiro júri deverá ocorrer no dia 16 de março de 2020 a partir das 10 h quando irão a julgamento Mauro Hoffman ( um dos proprietários da Boate) e Marcelo Santos ( um dos músicos).
O segundo júri acontecerá no dia 27 de abril 2020, também com inicio ás 10h e irão a julgamento Elissandro Spohr , conhecido pelo apelido de Kiko (outro proprietário da boate)e Luciano Bonilha ( outro músico). Os dois julgamentos serão do Tribunal do Júri de Santa Maria que tem capacidade para até 350 pessoas sendo que 100 lugares serão reservados para a Imprensa.
O juiz Ulysses Louzada em nota destaca, que o desdobramento se deu pela ” complexidade do processo, dos fatos, a duração do julgamento e as teses até então apresentadas. Segundo a nota , a defesa dos réus terá cinco dias para manifestação.
O sorteio dos jurados do primeiro julgamento será dia 4 de fevereiro de 2020 com inicio ás 14h. Para o sorteio dos jurados do segundo julgamento, o sorteio acontecerá dia 4 de março às 14h.
A nota do juiz Ulysses destaca que em relação aos familiares das vitimas e dos acusados, deverão manter contato prévio com o a 1ª Vara Criminal ,trazendo documento que identifique sua condição de parente em linha reta ou colateral a fim de garantir prioridade de permanecer no Plenário em detrimento do público interessado.
Para o público em geral serão disponibilizados, diariamente, senhas,a serem fornecidas pelo cartório/ assessoria do gabinete da 1ª Vara Criminal, no saguão do Foro,no inicio da manhã ( a contar das 9h), durante o período que durar o julgamento,salvo cronograma outro previamente informado o mesmo servindo aos estudantes de Direito e demais autoridades.
A tragédia da Boate Kiss aconteceu no dia 27 de janeiro de 2013,quando morreram 242 pessoas,a maioria universitários e mais de 600 ficaram feridas.O incêndio na Boate teve inicio ás 2h 30 min.
Fonte: Correio do Povo